A mentalidade do EspiritoTexto: Rom. 8:5-9, 13,14

 

INTRODUÇÃO:  Duas mentalidades são apresentadas nesse texto: a da natureza pecaminosa e a do Espírito Santo. A mentalidade pecaminosa leva à morte, a mentalidade do Espírito leva à vida plena.
A mentalidade pode ser dividida em duas partes: o pensamento da carne e o pensamento do Espírito. A bíblia/ ensina que devemos viver segundo o pensamento do Espírito e não no pensamento da carne. 
A mentalidade influência as atividades, se pensarmos que algo é possível, nossa atitude será revestida de poder ativo e de caráter acelerado até atingirmos o alvo.
Mude sua mentalidade e verá como sua vida será transformada como resultado dessa mudança.
1- PENSE COMO DEUS PENSA (Fil. 4:8).
a)- Incorpore  a maneira de Deus pensar à sua, por meio da leitura da Bíblia, oração, meditação, obediência, prática da palavra de Deus e dependência do Espírito Santo.
b)- Uma mentalidade forte se baseia na palavra de Deus, no Espírito Santo e na oração.
c)- Mude sua mentalidade de “não é possível” para “sim, é possível”. Essa mentalidade é que produz mudança de atitude (Luc. 1:37; Fil. 4:13).
 Ex. Maria (Luc. 1:26-38).
Ex. Os recordes olímpicos que estão sempre sendo quebrados...
d)- Aplique a palavra de Deus à sua mentalidade, todas as coisas, todos os milagres e prodígios, foram realizadas pela palavra de Deus, uma transformação poderosa acontece quando a palavra de Deus é aplicada em nossa mentalidade.
e)- A mente é renovada pela palavra de Deus...precisamos ler a Bíblia, receber a mensagem, meditar na mensagem, aplicar a mensagem e compartilhar a mensagem (Sal. 1:1,2) (RMAC).
f)- A função da Bíblia, é disciplinar e guiar nossos  pensamentos em toda verdade da palavra de Deus (Fil. 4:8). O fruto vem quando vivemos cheios da palavra de Deus e em obediência a ela; com a mentalidade alinhada aos pensamentos de Deus (Isaias 55:8,9; Col.3:1,2).
g)- A plenitude do Espírito Santo gera em nós a mentalidade de Cristo Jesus, faz que nossa fé seja operante, positiva, criativa e leva-nos a pregar o Evangelho em todos os lugares (Atos 1:8).
Ex. Os apóstolos ao serem cheios do Espírito Santo, a mentalidade de fracasso passou a ser uma mentalidade de ousadia, coragem, fidelidade, e isso os impeliu a pregar o evangelho em todo o mundo conhecido na época.
 
2- MUDE SUA MENTALIDADE PELA MENTE DE CRISTO (I Cor. 2:16).
a)- Creia na mudança de mentalidade, seja positivo, Confie, continue firme, esse é o caminho para receber tudo o que Deus planejou para você.
b)- O propósito de Deus através de sua palavra e da ação do Espírito Santo é mudar nossa mentalidade (IICor. 5:17).
c)- Tenha uma fé positiva, essa fé que diz: “ é possível, podemos fazer e vamos fazer. Não pense que é impossível, que não podemos fazer, mas creia no milagre do Senhor...” (Mar. 9:23; Fil 4:13).
d)- Nesses dias de crise financeira internacional, creia no milagre. O Deus que dividiu o mar vermelho e sustentou seu povo durante 40 anos no deserto, está conosco neste momento, sua benção está sobre nós, vamos vencer pela fé (II Cor. 2:14; Rom. 8:31).
e)- A magnitude do pensamento determina nossa realidade física (Fil. 4:13; Rom. 8:28; Mar. 9:23). Existe maior possibilidade de quem pensa pequeno obter pequenas coisas e de quem pensa grande obter grandes coisas (Prov. 23:7; Sal. 2:8; Luc. 11:22-24; Jo 15:7; Gen. 13:16; 15:5).
f)- O pensamento é apenas o começo; precisamos nos esforçar ao máximo em oração, consagração, estudo e trabalho árduo para que o pensamento se torne realidade.
g)- A mentalidade influência nossa vida, a saúde física, nossa alma, nosso corpo. Pensamento de depressão produz estresse e enfermidade da alma... pensar que sou saudável, feliz e que me sinto bem, produz satisfação, vitalidade e energia... (Isaias 53:4, 5; IPed. 2:24; Sal. 27:1). 
 
3- PARA TERMOS UMA VIDA VITORIOSA, DEVEMOS MUDAR A NOSSA MENTALIDADE (Rom. 8:6,7; 12:1,2).
a)- Por causa da queda, o pensamento do homem está repleto de elementos negativos, por causa de sua própria natureza decaída. Esses elementos são: o ódio, a ira, a ansiedade, a tristeza, a frustração, o pecado, o medo e todas as obras da carne (Gal. 5:19-21).
b)- Nossa mentalidade deve ser influenciada pela palavra de Deus, por coisaspositivas, criativas, produtivas e pelo Espírito Santo (Fil.4:8; Heb. 4:12).
c)- Nossa mente precisa ser renovada constantemente pela palavra de Deus (Rom. 12:1,2).
d)- É preciso superar circunstâncias negativas. Todos nós nascemos em um mundo negativo, crescemos em um ambiente que ensina que não é possível; os telejornais trazem noticias negativas sobre crimes, corrupção na política, na polícia, escândalos financeiros, violência contra a família... etc. uma mentalidade negativa não produz fé e não leva a uma vida bem-sucedida. Uma pessoa de 21 anos já ouviu e processou em sua mente mais de 350.000 nãos.
Ex. Os 12 príncipes de Israel que espiaram a terra prometida... (Num. 13:1,2,25-33).  
e)- pense nas bênçãos do evangelho através de Cristo Jesus; confesse diariamente: “Fui perdoado e justificado. Sou uma pessoa Santa e cheia do Espírito Santo. Fui curado. Fui liberto da maldição. Recebi a benção da vida eterna. Sou prospero e saudável, assim como prospera a minha alma(I Jo 1:7-9; II Cor. 5:21; Atos 1:8; I Ped.2:24; Jo 8:32, 36; Gal. 3:13; Jo 5:24; 10:28; III Jo v.2). 
f)- A mentalidade é constituída de intelecto, vontade e emoções. A única maneira de manter nossa mentalidade no caminho certo é por meio da Bíblia. O fundamento é a morte e ressurreição de Cristo (Gal. 2:19,20; 5:16-25; II Cor. 5:14).
g)- Toda confusão mental, toda frustração e desesperança são lançados fora se abraçarmos a Cruz de Cristo, ela desfaz a morte e o inferno, e faz resplandecer sobre nós a glória da ressurreição (Rom. 8:35-39).
 
CONLUSÃO
As circunstâncias em nossa volta mudam quando nossa mentalidade está sujeita ao Espírito Santo e obedece a palavra de Deus. Nosso dever é transformar nosso modo de pensar e renovar nossa mente pela palavra de Deus.
Nossa vida se for cheia dos pensamentos de Deus, será constituída por dias de grandes alegrias, de esperança, de milagres, de realização de sonhos, experimentaremos o poder de Deus e seremos sustentados pela fidelidade de sua palavra.
Devemos estabelecer uma comunhão intima com o Espírito Santo,reconhecer que Ele é Senhor, para que nossa mentalidade esteja sob sua influência.
Nossos sonhos são realizados à medida que aprendemos a pensar juntamente com o Espírito Santo.
Viver segundo o pensamento do Espírito Santo é o caminho para a vitória.