O homem que não deixa Deus dirigir a sua vida estará cada vez mais inclinado ao materialismo e ao raciocínio lógico. Para a sociologia, o raciocínio lógico é definido como uma experiência sensível que nos permite conceber um mundo de ideais estáveis. É o lugar comum da inteligência. Pensar logicamente, é pensar de maneira impessoal. Através do raciocínio, o homem esquematiza os seus planos. Estuda como poderá concluir e realizar os seus sonhos. Todavia, as idéias ou o raciocínio lógico não passarão de meros elementos originados em nosso ser; um produto de nossa mente. 
 
Quando o homem se deixa levar pelo raciocínio lógico perde a visão espiritual, é guiado pura e simplesmente por seus pensamentos e não crê no sobrenatural. Foi o que aconteceu com o povo de Israel. É possível que algumas pessoas que saíram do Egito misturadas a esse povo tenham pensado: “Em poucos dias entraremos em Canaã”. Israel mantinha as esperanças de que chegaria rápido ao fim de sua jornada. Contudo, esqueceu de que entre o Egito e Canaã enfrentaria vários desafios. 
 
Esse povo faria uma viagem curta até à Terra Prometida se tivesse seguido pela terra dos filisteus, mas Deus fez com que ele rodeasse o caminho do deserto perto do mar Vermelho: 
 
...Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito. Mas Deus fez rodear o povo pelo caminho do deserto perto do mar Vermelho...
Êxodo 13.17,18
 
Para o homem sem Deus, somente a razão poderá assegurar a direção para a vida neste mundo. Podemos exercitar o raciocínio lógico como sendo esse um fator elementar de nossa existência. Porém, não devemos considerá-lo como um fundamento para a realização de nossos objetivos. Deixemos que o Senhor Deus tome a direção de nossas vidas. você tem que obter triunfo em sua vida ! 
 
Se você quer viver triunfantemente, a primeira coisa a fazer é praticar a Palavra de Deus. Você não poderá viver triunfantemente no sentido completo da palavra se não amar e praticar a Lei do Senhor. Tenha prazer na Lei do Senhor e esteja previamente preparado contra os conselhos dos ímpios (Salmo 1.1,2). 
 
Medite na Lei do Senhor e você não andará, não se deterá nem se assentará na roda dos escarnecedores. Você jamais terá uma vida espiritual decadente se meditar na Lei do Senhor de dia e de noite. 
 
Ter prazer na Lei do Senhor é ter alegria, satisfação, vontade de obedecer e praticar a Palavra. Quando praticamos a Palavra somos como árvore plantada junto ao ribeiro de águas, que permanece viçosa e no tempo da adversidade não murcha. Ter prazer na Palavra de Deus é produzir fruto na estação própria, recebendo a bênção da vitória no tempo de Deus. 
 
Ter prazer na Lei do Senhor é fazer com que as "nossas folhas" permaneçam firmes; folhas que realizam o fenômeno chamado de fotossíntese; que purificam o ar. São através delas que as plantas absorvem a energia solar. Se você medita na Palavra poderá absorver o poder de Deus para a sua vida. 
 
Em Salmo 1.1,2 está escrito: "Bem-aventurado é o varão que(...) antes tem o seu prazer na Lei do Senhor...". 
 
Isto equivale a dizer: "Feliz é aquele que tem o prazer de praticar a Palavra de Deus". O salmista diz que tudo quanto o varão que medita na lei do Senhor fizer prosperará (Salmo 1.3). 
 
Isto quer dizer que vida triunfante é vida de prática da Palavra de Deus. Seja você também como o varão citado em Salmo 1.1-3, que medita na Lei do Senhor de dia e de noite, e descubra o segredo de uma vida triunfante em Cristo. 
 
Agradeço a oportunidade, e aproveito o espaço que me é concedido para dizer, que possuimos uma série de mensagens, sobre os mais variados assuntos, e que nos colocamos a disposição de qualquer pessoa, que deseja exclarecimento e ajuda em alguma área de sua vida, é só solicitar atrevés do E-mail acima mencionado, que respondermos, estamos sempre dispostos a ajudar. E lembre-se, Você já é abençoado(a) de Deus, em nome de Jesus Cristo !!!